sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Espontaneidade na Adoração - Por Vinicius Dotte

·        Introdução:

Para compreendermos melhor o que é uma adoração espontânea e o que esse atributo acrescenta na adoração a Deus, precisamos primeiro entender o real significado da palavra espontaneidade.
           Segundo o Dicionário Aurélio, espontaneidade é aquilo que é espontâneo, é a naturalidade, a disponibilidade e a liberdade para fazer algo. Diante disso podemos concluir que uma pessoa que possua essa característica é uma pessoa extremamente entregue a aquilo que está fazendo e com uma enorme capacidade de surpreender a todos com algo diferente e atrativo. Essa pessoa é capas de mudar o quadro de algumas situações na sociedade, pois ela sempre esta disposta a criar algo, contribuir em algo ou fazer algo que possa efetivamente transformar a realidade das coisas.


·        Espontaneidade na vida de um adorador

Um ministro, instrumentista, vocalista e servo verdadeiro precisam estar constantemente buscando entregar algo novo a Deus, entregar algo que possa tocar o Seu coração e surpreender a Deus (ainda que não possamos).
           O senhor já rejeitou ofertas, se afastou de homens e nações e desprezou atitudes humanas, mas a bíblia diz no salmo 51 que existe uma coisa que agrada tanto ao Senhor, que nem que Ele queira, Ele consegue desprezar, "O sacrifício para Deus é o espírito quebrantado; a um coração quebrantado e contrito não desprezarás, ó Deus. Essa é a única maneira de atrair a presença de Deus para junto de nós, um coração quebrantado e contrito rasga o céu, invade o coração do Senhor e move a mão de Deus em favor do nosso ministério e da Igreja. É isso que determina a manifestação do Espírito Santo no meio da Igreja, quando conseguimos isso nós alcançamos os pensamentos de Deus e então ai Ele derrama unção sobre o ministério de louvor.


·        Deus quer Espontaneidade na adoração ao invés da religiosidade

O Senhor Deus é o criador de todas as coisas, é Ele quem governa toda a Sua criação, debaixo da Sua tutela está todo o controle. Somos filhos presos na liberdade que Cristo comprou para cada um de nós. Você é livre para fazer o que você quiser, Ele permite isso. É perfeitamente contraditório saber que Cristo é o real controlador da nossa vida, por ter nos criado, mas é também o verdadeiro motivo da liberdade que hoje nós temos.
           O Senhor permite que você, ao menos, tente surpreende-Lo através da sua adoração a Ele.
           No meio do louvor pode haver ou não uma perfeição harmônica, pode haver ou não o entrosamento dos músicos e vocalistas, mas o que definitivamente não pode faltar é a espontaneidade do ministério na adoração, Deus sempre vai amar a ordem e a decência na adoração, mas certamente Ele não se agrada quando existe a religiosidade ministerial. A adoração necessariamente agradar ao adorado.


·        O que é ser Espontâneo na adoração?

A espontaneidade na vida de um servo do Senhor é algo de deve ser perfeitamente normal e constante, pois o que gera essa espontaneidade é a intimidade com o Pai.
           Existem dois ingredientes que devem estar presente na vida de um adorador espontâneo: verdade e espiritualidade.
           O Senhor é categórico ao determinar o tipo de adoração que Ele busca na humanidade e um adorador espontâneo deve necessariamente ter como conduta de vida com Deus a verdade e a espiritualidade continuamente presente no seu dia-a-dia.


·        O que fazer para ser um adorador espontâneo?

A palavra do Senhor diz no livro Hebreus 12, 14 "Segui a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor". Para se tornar um adorador espontâneo é necessário morrer para o pecado, enterrar os desejos da carne e viver na busca de uma santificação diária, mas só é possível alcançar essa santificação olhando a vida com os olhos espirituais que recebemos do Senhor, e isso conseguimos através da fé, crendo firmemente na realização das coisas que esperamos e certos de que mesmo sem ver é possível alcançar uma vida sobrenatural com Deus. 

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Sinto-me honrado em ser o primeiro comentarista deste maravilhoso texto.

    Muito bem definida a palavra ESPONTANEIDADE...tenho buscado consciência a essa postura na minha vida afim de incentivar "meu" Ministério sobre uma Adoração Verdadeira e Espiritual-Nesse processo pesquisei na rede e encontrei o que precisava...
    Parabéns Vinicius Dotte que Deus continue te usando meu irmão!

    ResponderExcluir