quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Devemos ser boca de Deus e não de satanás - Por Vinicius Dotte

            Em diversas situações somos condicionados a sermos transformados em boca de alguém para falar algo para alguma pessoa, somos porta voz de superiores em nosso trabalho, porta voz de amigos para amigos e irmãos em Cristo para irmãos em Cristo, levamos de um lado para o outro, de pessoa em pessoa informações, que em muitos casos, são determinantes na mudança de fatos e realidades em nossa vida.
            Pedro era um dos apóstolos mais chegados a Cristo, sempre que existia algo para ser falado ou algo para ser feito, era Pedro que Jesus encaminhava para fazer. Foi certamente um dos principais discípulos de Jesus, e por isso foi por diversas vezes usado e ousado para falar palavras tão abençoadoras, mas infelizmente, algumas vezes se deixou ser usado pelo diabo para falar e fazer coisas que certamente não eram da parte do Senhor.
  • Pedro como boca de Deus; 
            Em Mateus 16. 15 a 17, após Jesus perguntar a Seus discípulos acerca do que as pessoas diziam sobre quem Ele era, agora Ele pergunta aos apóstolos sobre quem eles achavam que Ele era, e então Simão Pedro, diz: "Tu És o Cristo, Filho do Deus vivo!", então Jesus responde dizendo: "Feliz é você Simão, filho de Jonas! Porque isto não lhe foi revelado por carne ou sangue, mas por meu pai que está nos céus!". Pedro foi tremendamente usado e exclarecido por Deus neste momento, ele não havia sido ensindo sobre quem era Jesus, mas ele caminhava com Cristo, falava com Cristo e permitia ser usado por Deus para falar das coisas que ainda não sabia e que nem mesmo havia visto.
            Pedro era constantemente usado por Deus.
  • Pedro como boca de satanás;
            O diabo nunca quiz que o sacrificio da Cruz fosse realizado por Cristo, ele achegou-se a Jesus para tenta-Lo no deserto isso está em Mateus 4. 1,2 ("A seguir, foi Jesus levado pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo diabo. E, depois de jejuar quarenta dias e quarenta noites, teve fome"). O diabo se apresentou perante Jesus para tentar desvia-Lo do propósito que Ele tinha de nos salvar na Cruz do calvário, mas Jesus permaneceu firme em Seu propósito. Mas novamente o diabo tentou O desviar, porém dessa vez utilizou outra estratégia, usou a boca de Pedro em Mateus 16. 22 ("Então Pedro, chamando-O a parte,começou a repreende-Lo dizendo: Nunca, Senhor! Isto nunca te acontecerá!, Jesus virou-se a Pedro e disse: Para traz de mim satanás! Você é como pedra de tropeço para mim, e não pensa nas coisas de Deus, mas nas coisas dos homens.").
             É interesante saber que Pedro, ao qual outrora havia falado algo totalmente de Deus acerca do reconhecimente de quem era Jesus, agora se deixa ser usado por satanás e diz a Jesus que Ele não iria cumprir o seu designo, deixou ser usado pelo diabo para tentar interromper o mótivo pelo qual Deus havia se despido de toda a Sua glória no céu e se feito carne, para que na Cruz anulasse o efeito do pecado em nossas vidas.

  • Conclusão
             Precisamos ter atenção sobre as coisas que temos falado. Muitas vezes somos usados por Deus para falar das coisas celestiais reveladas por Ele, mas infelizmente damos brechas e acabamos permitindo sermos usados pelo diabo para falar e fazer coisas que nunca procederam do Senhor, isso acontece simplesmente porque esquecemos de estar em constânte vigilancia.
             Deus quer falar através de mim e de você, basta estarmos preparados para seguir os Seus passos e cumprir os Seus designos. Somos profetas em meio a uma geração corrompida pelo pecado e carente da presença do Senhor.
            Seja um referencial da glória de Deus na Terra.
            Pense nisso!!!
Então Pedro, chamando-o à parte, começou a repreendê-lo, dizendo: "Nunca, Senhor! Isso nunca te acontecerá! "
Mateus 16:22
Então Pedro, chamando-o à parte, começou a repreendê-lo, dizendo: "Nunca, Senhor! Isso nunca te acontecerá! "
Mateus 16:22
Então Pedro, chamando-o à parte, começou a repreendê-lo, dizendo: "Nunca, Senhor! Isso nunca te acontecerá! "

Jesus virou-se e disse a Pedro: "Para trás de mim, Satanás! Você é uma pedra de tropeço para mim, e não pensa nas coisas de Deus, mas nas dos homens"
Mateus 16:22-23
Então Pedro, chamando-o à parte, começou a repreendê-lo, dizendo: "Nunca, Senhor! Isso nunca te acontecerá! "

Jesus virou-se e disse a Pedro: "Para trás de mim, Satanás! Você é uma pedra de tropeço para mim, e não pensa nas coisas de Deus, mas nas dos homens"
Mateus 16:22-23
Então Pedro, chamando-o à parte, começou a repreendê-lo, dizendo: "Nunca, Senhor! Isso nunca te acontecerá! "

Jesus virou-se e disse a Pedro: "Para trás de mim, Satanás! Você é uma pedra de tropeço para mim, e não pensa nas coisas de Deus, mas nas dos homens"
Mateus 16:22-23

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Viva uma experiência sobrenatural com o Espírito Santo - Por Vinicius Dotte

           Introdução:         
        
          Quero agora falar sobre um assunto especialíssimo: a unção do Espírito Santo.
          Em 1Jo 2.20 lemos a respeito da unção. Está escrito: "Porém sobre vocês Cristo tem derramado o Espírito Santo, e por isso todos vocês conhecem a verdade".
          A unção é um derramar de Deus... é quando o Espírito Santo, com o Seu poder, vem numa medida generosa, sobre aqueles que crêem.
          Receber a unção do Espírito Santo é a experiência de se receber um revestimento de poder.
          Como lemos em Lc 24.49, Jesus fazendo promessa aos discípulos, Ele disse: "...esperem aqui em Jerusalém, até que o poder de cima venha sobre vocês". Unção é o derramar desse poder que desce de cima.
          Unção é também como um batismo com fogo.
          A palavra "batismo" sugere "mergulho", onde a pessoa é envolvida pela glória de Deus, é preenchida.
          Essa unção do Espírito Santo na vida do crente, significa a plenitude do Espírito possuindo a plenitude do homem.
          Ninguém pode ser 100% feliz na vida ministerial se não for cheio do Espírito Santo.


          E para quem é a unção do Espírito Santo?         
 
          É para todos os que são crentes em Jesus! Em Atos 2:39 está escrito: "Pois essa promessa é para vocês, para os seus filhos e para todos os que estão longe, isto é, para todos aqueles que o Senhor, o nosso Deus, chamar". Aleluia!

           E qual o propósito da unção?
          Lemos algo revelador em At 10.30.
          Jesus foi ungido com o Espírito Santo e, aí, diz a Bíblia que Ele "...andou por toda parte, fazendo o bem e curando a todos os oprimidos do Diabo, porque Deus era com Ele".
          Esse é o propósito da unção: Capacitar o crente com um poder tal, que ele ande também por toda a parte, fazendo o bem e manifestando o poder sobrenatural de Deus.
          Você deve receber a unção de Deus, porque a unção do Espírito Santo visa uma atuação sua, de maneira útil, na obra de Deus.
          Você deve receber esta unção porque ela é necessária aos servos de Deus; a unção capacita o crente para um testemunho poderoso de Jesus... como está escrito em Atos 1.8: "...quando o Espírito Santo descer sobre vocês, vocês receberão poder e serão minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judéia e Samaria e até nos lugares mais distantes da terra". Oh! Glória!
          Quando estamos cheios do Espírito Santo, cheios da unção do Alto, somos ousados, corajosos, intrépidos... o mundo das trevas nos identifica e treme.
          A unção é uma poderosa arma contra o diabo... é um revestimento de poder completo. 
          E esse poder, essa unção é necessária.
          Você sabe que para se tornou um cristão, um crente em Jesus, você teve que nascer do Espírito de Deus.
          Pois, para você viver como cristão, que cresce e dá frutos, você precisa ser guiado pelo Espírito Santo... É através do Espírito Santo que somos levados a um plano de vida sobrenatural.
          Na história da Igreja, no decorrer do tempo, muitos receberam a unção de Deus, mas não aproveitaram esse presente, não fizeram uso desse dom.
          Mas hoje, vivemos um tempo profético, no qual Deus promete derramar do Seu Espírito sobre toda a carne e a terra se encherá do conhecimento da glória do Senhor, como águas cobrem o mar (Is 11.9). Amém? (aplauda ao Senhor)
          Quando você recebe a unção do Espírito Santo, algumas coisas acontecem com você... a unção resulta no seguinte:
  •           Você ganha mais sensibilidade contra o pecado (João16: 8)
  •           Você tem mais interesse em viver uma vida que glorifica a Jesus (João 16:13-14 Atos 4:33)
  •           Você pode ter visões da parte do Espírito, como João na Ilha de Patmos, que foi arrebatado em espírito e pode ouvir uma grande voz como de trombeta e ver o sobrenatural;
           Com a unção, foi pode fluir na manifestação dos dons espirituais, porque o Espírito Santo "Ele dá diferentes dons para cada pessoa, conforme ele quer". (1Co12.4-10).
           Na unção, você também tem um maior desejo de orar e de interceder (Atos 2:41-42, Romanos 8:26).
           Sabe, o Espírito Santo foi à única fonte de poder no ministério de Jesus.
           Foi a unção de Deus sobre Jesus que O capacitava. Lemos em Atos 10.38: "Deus derramou o Espírito Santo sobre Jesus de Nazaré e lhe deu poder. Jesus andou por toda parte fazendo o bem e curando todos os que eram dominados pelo Diabo, porque Deus estava com ele".
           No Antigo Testamento, essa unção veio sobre Davi e, por ela, Davi conseguiu vitória contra o gigante Golias.
           Assim também em nós, é a unção de Deus em nossas vidas que nos capacita a lutar e vencer.
         Condições para receber a unção do Espírito Santo.
          As condições são estas:
  • Ser um crente em Jesus;
  • Buscar e obedecer a Deus;
  • Desejar essa unção... você deve ter grande fome e sede pela unção do Espírito Santo; e,
  • Pedir a Deus em oração, por esta unção.
          Uma evidência de que você recebeu a unção do Espírito Santo, pode ser o falar em línguas.
          Falar em línguas é uma manifestação sobrenatural do Espírito Santo... trata-se de falar numa linguagem que você nunca aprendeu.
          E, esse orar em línguas, tem dois propósitos:
  • Se tiver interpretação, serve para a edificação de toda a igreja.
  • Se não tiver quem interprete, o falar em línguas serve como linguagem sobrenatural de oração, e edifica o crente. No v.14, Paulo declara que quando ora em línguas, o seu espírito ora bem!
  • No v.2, ele diz isto: "Quem fala em línguas estranhas fala a Deus e não às pessoas, pois ninguém o entende". A pessoa, o crente, ora em mistérios, isto é, numa linguagem que ela mesma não entende, os outros não entendem, mas que somente Deus entende. 
         É o que o apóstolo Paulo explicou: "...o que fala língua estranha... em espírito fala de mistérios" e no v.4, ele afirma: "O que fala língua estranha edifica-se a si mesmo".
         Na carta de Judas 1.20, lemos sobre orar no Espírito Santo... uma experiência que edifica a fé santíssima, que faz bem, beneficia ao espírito, edifica...
         Todos temos a necessidade de estar cheios do Espírito Santo.
         Deus quer Sua Igreja cheia do Espírito Santo... e para isso Ele unge os Seus filhos. Aleluia!
        
Conclusão:

         Todos nós precisamos ter uma experiência sobrenatural com o Espirito Santo de Deus, todos nós precisamos ser cheios do Espírito Santo, necessitamos ser renovados nEle.
        Você será cheio do Espírito Santo e, dos seus lábios, creia, poderá fluir outras línguas, línguas estranhas, que você não entende, ninguém entende, mas que Deus entende... e que edifica a sua vida.
       Creia na manifestação sobrenatural do Deus Todo-Poderoso!

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Deus quebra protocolos para cumprir o Seu querer - Por Vinicius Dotte

                Todos nós temos sonhos e planos, estamos sempre buscando algo novo para a nossa vida, ao ponto de esquecermos que muitas vezes para que os nossos sonhos e planos se realizem é necessário enfrentar algumas dificuldade, e que mesmo as enfrentando não existe a garantia da realização deles, pois existem protocolos, burocracias e métodos que muitas vezes acabam impossibilitando a concretização daquilo que planejamos.
                Com Deus, é um pouco diferente. Os Seus sonhos nunca se frustram diante dos protocolos, métodos e burocracias do mundo, é Ele que tem todo o controle, Deus é tempo e modo, nenhuma realização sai do Seu tempo e nenhuma maneira de acontecer as coisas pode ser diferente da que Ele quer que seja, TODAS AS COISAS SÃO EM SEU (Deus) TEMPO E À SUA (Deus) MANEIRA.
                  Existem pelo mesnos duas provas de que quando Deus quer cumprir a Sua vontade, Ele a realiza ainda que tenha que quebrar alguns protocolos...

  • Deus rompe uma ordem natural da lei hereditária sacerdotal;
                  Eli era um descendente de Ithamar, o quarto e último filho de Arão, o Sumo Sacerdote. Ele tornou-se Sumo Sacerdote após a morte de Pinechás, filho de Eleazar, irmão mais velho de Ithamar. Eli é pai de dois filhos, Hofni e Finéias. Por direito, seus filhos deveriam receber o título de sumo sacerdote, já que este título passava hereditariamente. Porém seu filhos agiam descompromissadamente com as coisas de Deus, profanando as coisas santas do templo.
                Deus então quebra todos os protocolos e levanta Samuel, filho de Ana esposa de Elcana, uma mulher estéril, que a muito tempo sofria com a impossibilidade de gerar um filho.
                Deus unge Samuel sucessor de Eli e o torna o sumo sacerdote de Israel, mesmo não tendo o direito de rceber este título.
  • Deus rompe uma ordem natural da lei hereditária monarquica;
                A nação de Israel tinha por clamor público a necessidade de ter um rei, então Saul é ungido rei de Israel, mesmo não tendo a concordância de Deus.
                Por direito, o herdeiro da coroa deveria ser Jônatas, filho mais velho de Saul, mas não foi empossado, pois seu pai após diversas atitudes que desagradaram a Deus, perdeu a presença do Espírito do Senhor em sua vida.
               Deus então levanta um pastor de ovelhas, filho de mais novo de Jesse, é ungido rei de israel através de Seu servo Samuel.


               Os designos de Deus não podem ser impedidos, o agir de Deus é perfeito e reto, não existe nada que possa para o agir de Deus.
               Esteja no centro da vontade de Deus que nada poderá minar a vontade Dele na sua vida. Só existe uma coisa ue pode frear a vontade que Deus a seu respeito, você mesmo em seu livre arbitrio...
               Pense nisso...

sábado, 11 de fevereiro de 2012

Qual é a motivação certa para Adorar a Deus - Por Wagner Lino


         Qual ou quais as motivações que tenho para adorar a Deus?
         R: A minha maior motivação e a presença de Deus em todo contexto da minha vida. Quando o Espírito de Deus governa meu ser, tudo que esta em minha volta faz com que  me motive a O adorar pois entendo que tudo que Deus fez foi para mim.
         
         Porque devo adorar a Deus?
         R: Porque Deus é simplesmente o que É e O que a de vir, o Todo Poderoso que reina  e governa minha vida, Ele é digno da minha adoração amem.

         Qual o objetivo principal da adoração?
         R: É reconhecer que Deus e Grande, Poderoso, Majestoso etc...

         São muitos os questionamentos na hora da adoração:
  •          Sobre as canções
  •          Sobre os ritmos
  •          Sobre os equipamentos
  •          Sobre os movimentos musicais (o que toca em outras igrejas)
  •          Bandas paralelas aos da igreja
  •          Grupinhos formados dentro da mesma igreja
  •          Porque não usamos tal ritmo?

         Estes questionamentos são muito usados em nosso meio, Deus gosta muito da perfeição, mas para adorar será que todos estes questionamentos nos levam a uma adoração maior? Aqui fica uma pergunta a todos
  •         Aonde vamos parar?
  •         Para que lado seguir?
  •         Como podemos mudar esta situação?
         Lembro-me de uma promessa do Senhor a Salomão dizendo: 2 Crônicas. 7 12-22
      
        12 o Senhor lhe apareceu de noite e disse: "Ouvi sua oração, e escolhi este lugar para mim, como um templo para sacrifícios. 13 "Se eu fechar o céu para que não chova ou mandar que os gafanhotos devorem o país ou sobre o meu povo enviar uma praga,
 14 se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar e orar, buscar a minha face e se afastar dos seus maus caminhos, dos céus o ouvirei, perdoarei o seu pecado e curarei a sua terra. 15 De hoje em diante os meus olhos estarão abertos e os meus ouvidos atentos às orações feitas neste lugar. 16 Escolhi e consagrei este templo para que o meu nome esteja nele para sempre. Meus olhos e meu coração nele sempre estarão. 17 "E se você andar segundo a minha vontade como fez seu pai Davi e fizer tudo o que eu lhe ordeno, obedecendo aos meus decretos e às minhas leis, 18 firmarei o seu trono, conforme a aliança que fiz com Davi, seu pai, quando lhe disse: ‘Você nunca deixará de ter um descendente para governar Israel’. 19 "Mas, se vocês se afastarem de mim e abandonarem os decretos e os mandamentos que lhes dei, e prestarem culto a outros deuses e adorá-los, 20 desarraigarei Israel da minha terra, que lhes dei, e lançarei para longe da minha presença este templo que consagrei ao meu nome. Farei que ele se torne motivo de zombaria entre todos os povos. 21 E embora agora este templo seja imponente, todos os que passarem por ele ficarão espantados e perguntarão: ‘Por que o Senhor fez uma coisa dessas a esta terra e a este templo? ’ 22 E a resposta será: ‘Porque abandonaram o Senhor, o Deus dos seus antepassados, que os tirou do Egito, e se apegaram a outros deuses, adorando-os e prestando-lhes culto; por isso ele trouxe sobre eles toda esta desgraça’ ".

              Precisamos entender que o lugar de adoração, é um lugar santo, pois se foi Ele quem escolheu esse lugar de adoração Ele se faz presente, e para eu oferecer qualquer sacrifício preciso estar santificado, preciso estar com minhas mãos e o meu coração limpo.     
           Isaias 1.12 diz:
          12 Quando lhes pediu que viessem à minha presença, quem lhes pediu que pusessem os pés em meus átrios? Muitas vezes entramos na presença de Deus como intruso, sem realmente saber se ELE nos convocou e quer a nossa presença diante DELE. 

           Isaías 1.13-15:
          13 Parem de trazer ofertas inúteis! O incenso de vocês é repugnante para mim. Luas novas, sábados e reuniões! Não consigo suportar suas assembléias cheias de iniqüidade.
14 Suas festas da lua nova e suas festas fixas, eu as odeio. Tornaram-se um fardo para mim; não as suporto mais! 15 Quando vocês estenderem as mãos em oração, esconderei de vocês os meus olhos; mesmo que multipliquem as suas orações, não as escutarei! As suas mãos estão cheias de sangue!

           Por isso as perguntas que faço no inicio...
  •         Qual a motivação está me fazendo entrar na presença de Deus?
  •         O estilo de música?
  •         Meu corte ou roupa?
  •         Meus colegas gostam de me ver cantar?
  •         A igreja que freqüento e a banda que toco ou canto é um show?
          O templo agora somos nós, templo preparado para servir ao Senhor Deus de Israel, agora somos povo exclusivo de Deus, separados para a boa obra, a qual Deus de antemão preparou, precisamos entender que somos feituras dele, precisamos conhecer o Deus a qual nós servimos, e o adorar com excelência. Confesso a vocês que esta reflexão me fez meditar na minha vida, e me fez procurar qual a motivação que tenho diante de Deus.

         Quero encerrar com uma pergunta:
  •         Qual a finalidade principal do homem para com Deus?
         O fim supremo e principal do homem é glorificar a Deus e gozá-lo para sempre. Romanos 11:36; 1 Corintios 10:31; Salmos 73:24-26; João 17:22-24.

         Que Deus nos ajude a buscar o Senhor de todo o nosso coração.

         Jeremias 29.13
         E buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes com todo o vosso coração. 



Reconhecendo a presença de Deus - Vinicius Dotte

Introdução
         Em todo o relacionamento humano ou espiritual, para que haja uma ligação pessoal entre ambas as partes, necessariamente deve existir o reconhecimento da presença da outra parte. É preciso ter a certeza de que você não está sozinho, deve existir alguém para ouvir as suas opniões, questionamentos, pedidos e etc, esse é o principio de toda comunicação e de todo relacionamento.
         Na vida de alguém que teve um encontro verdadeiro com Deus, a outra parte do relacionamento espiritual é sempre o Espírito Santo, mas como conversar e como se relacionar com uma pessoa tão maravilhosa, que é a pessoa do Espirito Santo, sem saber se Ela está ou não presente. Existem alguns pontos que determinam o reconhecimento ou não da presença do Espirito Santo no ambiente em que você e eu estamos. 

  • Escolher ficar com Ele
         André, irmão de Simão Pedro, ouvindo João falar e testificar que Jesus Cristo era o Filho de Deus pois havia visto o Espírito descer do céu como pomba e repousar sobre Ele confirmando então as palavra que Deus havia dito a João, de que "sobre aquele que vires descer o Espírito, e sobre Ele repousar, esse é o que batiza com Espírito Santo". Começou, então, André a seguir esse que fora testificado por João, até que Jesus o questionou dizendo: "Que buscai?" então André responde a Cristo com outra pergunta: "Rabi, onde moras?" e Jesus disse para que fosse e visse e ele O seguiu.
         André seguiu à Jesus, ele era discípulo de João, poderia continuar a seguir àquele ao qual ja seguia a muito tempo, mas ele preferiu seguir Jesus, ele escolheu andar com Jesus.
         Nós temos tomado muitas decisões em nossa vida, decidimos a profissão que queremos seguir e o local onde devemos morar por exemplo, mas esquecemos de tomar a melhor decisão das nossas vidas, a escolha por Jesus, a opção de viver para ser cheio do Espírito Santo de Deus.
         Para que você perceba a presença de Deus no ambiente que você está agorá, neste momento, você precisa primeiro fazer a escolha de andar com Ele.

  • Buscar a presença D'Ele
         Jeremias escreveu para os ansiãos que estavam cativos na Babilônia, no capítulo 29 que eles não deveriam ouvir as profecias dos profetas babilônicos que profetizavam em "Seu" nome enganosamente, ao invés disso determinou nos versos 12 e 13 a forma de como o povo deveria busca-Lo, "então me invocareis, passareis a orar a mim e eu vos ouvirei, buscar-me-eis e me encontrareis quando me burcardes de todo o vosso coração". E dessa forma Deus levantou profetas na Babilônia.
         Um profeta deve ser boca de Deus para o homem e para que isso aconteça é necessário que haja a busca constante pelo Espírito Santo, para falar de Deus, devemos buscar a Sua presença, só Ele sabe o que deve ser dito através da boca do homem.
         Quer ser profeta de Deus? Então O busque!
  • Fazer uma aliança com Ele
         Existem pessoas que estão na igreja religiosamente todos os dias de culto, não faltam uma programação, mas saem dizendo que não sentiram a presença de Deus ao mesmo tempo em que outras pessoas saem dizendo que a presença do Pai foi manifestada de uma maneira poderosa. É preciso deixar claro que tanto os que não sentiram como os que sentiram a presença de Deus, são filhos de Deus, Jaco era filho de Isaque e neto de Abraão, Deus era o Deus de Jacó assim como de todos os seus antecedentes, mas em Genesis 28. 16 após Jacó ter sonhado com uma grande escada e com anjos subindo e descendo ele diz que na verdade o Senhor estava naquele lugar e ele não sabia. Isso aconteceu com Jacó que mesmo tendo o Senhor como o teu Deus, ainda não tinha firmado uma aliança com o Pai, era necessário firmar um acordo, uma parceria, uma verdadeira aliança entre ele e Deus.
        
        Quando existe uma aliança, o reconhecimento da presença de Deus na nossa vida fica muito mais evidente, Ele se faz presente no dia-a-dia, nas decisões e no proceder.
        Se você quer reconhecer a presença de Deus na sua vida, e reconhecer os designios de Deus para a sua vida é necessário você escolher ficar com Ele, buscar a presença Dele e fazer uma aliança com Ele.
        Pense nisso...

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Espontaneidade na Adoração - Por Vinicius Dotte

·        Introdução:

Para compreendermos melhor o que é uma adoração espontânea e o que esse atributo acrescenta na adoração a Deus, precisamos primeiro entender o real significado da palavra espontaneidade.
           Segundo o Dicionário Aurélio, espontaneidade é aquilo que é espontâneo, é a naturalidade, a disponibilidade e a liberdade para fazer algo. Diante disso podemos concluir que uma pessoa que possua essa característica é uma pessoa extremamente entregue a aquilo que está fazendo e com uma enorme capacidade de surpreender a todos com algo diferente e atrativo. Essa pessoa é capas de mudar o quadro de algumas situações na sociedade, pois ela sempre esta disposta a criar algo, contribuir em algo ou fazer algo que possa efetivamente transformar a realidade das coisas.


·        Espontaneidade na vida de um adorador

Um ministro, instrumentista, vocalista e servo verdadeiro precisam estar constantemente buscando entregar algo novo a Deus, entregar algo que possa tocar o Seu coração e surpreender a Deus (ainda que não possamos).
           O senhor já rejeitou ofertas, se afastou de homens e nações e desprezou atitudes humanas, mas a bíblia diz no salmo 51 que existe uma coisa que agrada tanto ao Senhor, que nem que Ele queira, Ele consegue desprezar, "O sacrifício para Deus é o espírito quebrantado; a um coração quebrantado e contrito não desprezarás, ó Deus. Essa é a única maneira de atrair a presença de Deus para junto de nós, um coração quebrantado e contrito rasga o céu, invade o coração do Senhor e move a mão de Deus em favor do nosso ministério e da Igreja. É isso que determina a manifestação do Espírito Santo no meio da Igreja, quando conseguimos isso nós alcançamos os pensamentos de Deus e então ai Ele derrama unção sobre o ministério de louvor.


·        Deus quer Espontaneidade na adoração ao invés da religiosidade

O Senhor Deus é o criador de todas as coisas, é Ele quem governa toda a Sua criação, debaixo da Sua tutela está todo o controle. Somos filhos presos na liberdade que Cristo comprou para cada um de nós. Você é livre para fazer o que você quiser, Ele permite isso. É perfeitamente contraditório saber que Cristo é o real controlador da nossa vida, por ter nos criado, mas é também o verdadeiro motivo da liberdade que hoje nós temos.
           O Senhor permite que você, ao menos, tente surpreende-Lo através da sua adoração a Ele.
           No meio do louvor pode haver ou não uma perfeição harmônica, pode haver ou não o entrosamento dos músicos e vocalistas, mas o que definitivamente não pode faltar é a espontaneidade do ministério na adoração, Deus sempre vai amar a ordem e a decência na adoração, mas certamente Ele não se agrada quando existe a religiosidade ministerial. A adoração necessariamente agradar ao adorado.


·        O que é ser Espontâneo na adoração?

A espontaneidade na vida de um servo do Senhor é algo de deve ser perfeitamente normal e constante, pois o que gera essa espontaneidade é a intimidade com o Pai.
           Existem dois ingredientes que devem estar presente na vida de um adorador espontâneo: verdade e espiritualidade.
           O Senhor é categórico ao determinar o tipo de adoração que Ele busca na humanidade e um adorador espontâneo deve necessariamente ter como conduta de vida com Deus a verdade e a espiritualidade continuamente presente no seu dia-a-dia.


·        O que fazer para ser um adorador espontâneo?

A palavra do Senhor diz no livro Hebreus 12, 14 "Segui a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor". Para se tornar um adorador espontâneo é necessário morrer para o pecado, enterrar os desejos da carne e viver na busca de uma santificação diária, mas só é possível alcançar essa santificação olhando a vida com os olhos espirituais que recebemos do Senhor, e isso conseguimos através da fé, crendo firmemente na realização das coisas que esperamos e certos de que mesmo sem ver é possível alcançar uma vida sobrenatural com Deus.