Nos dias de hoje existem congregações com templos tomados de homens e mulheres que aguardam ansiosamente a manifestação de Deus a cada visitante que adentra no interior da igreja, e ,na maioria da vezes, estes vizitantes são impactados pela maravilhosa presença do Pai naquele lugar, talvez a de um Pai que eles nunca tiveram, e acabam ouvindo a voz de quem eles nunca tinhas escutado.
Estes ingredientes que são derramasdos durante os cultos em nossas igrejas criando uma atimosfera de adoração, acabam envolvendo o visitante de uma maneira tão especial que ele acaba tomando a decisão de permacener definitivamente inserido nesta atmosfera, porém é preciso saber identificar o envolvimento espiritual e o envolvimento emocional com Deus, e este diagnóstico só pode ser dado pelo indivíduo que foi envolvido, que foi tocado, é ele que vai determinar se o encontro que ele teve foi um encontro espiritual ou emotivo com Deus. Existe dois pontos que determinam quando o encontro é espiritual ou emotivo, e estes pontos são: mudança de vida e sede de Deus
Quando alguém tem um encontro verdadeiro com o Senhor, a primeira coisa que começa a ser mudada é a sua conduta de vida, a forma com que você encara as circunstância da vida. Não existe mais a involuntariedade de praticar o pecado sem que você seja incomodado pelo spirito Santo de Deus. E ai é que entra a demostração de que você não é mais o mesmo, você não encara mais o pecado como algo natural, pois você foi envolvido espiritualmente e não emotivamente, a não ser que você ceda e pratique as mesmas atitudes com a mesma naturalidade que antes.
A sua prioridade não é mais ser normal diante do mundo, mas sim ser referencia da glória de Deus na terra, a sua vontade não é mais ser moderninho diante das coisas do mundo, mas sim fazer a diferença e seguir na contra-mão do que o mundo te propõe.
As necessidades mudaram.
Se o encontro foi realmente espiritual, o desejo de saciar a sua sede de Deus será maior do que as necessidades de satisfação carnal que outrora era essencial para o seu dia a dia.
Quem tem sede de Deus enfrenta qualquer situação para se manter firme, digno de se apresentar perante o Senhor sendo santo assim como Ele é.
A aferição de encontro espiritual ou emocional, deve ser feita com base nestes parâmetros, mudança de vida e sede de Deus. Se você quer descobrir que tipo de encontro você teve com Deus, analise o tipo de vida que você vem vivendo, as necessidades que você tem tido e as atitudes que você tem tomado diante das circunstâncias contrárias e só assim terá a certeza da veracidade do encontro que você tevo com o Senhor.